segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Para o Firefox


Se você usa o Firefox e não possui nenhuma dessas extensões instaladas, com certeza está perdendo uma grande oportunidade de deixar sua navegação mais simples e prática. Listei aqui somente extensões que podem ajudar qualquer tipo de usuário, não incluindo, por exemplo, a Web Developer, que apesar de excelente, é restrita aos desenvolvedores web.

1. Adblock Plus
Bloqueia anúncios indesejados em websites. Basta clicar com o botão direito sobre a propaganda e selecionar Adblock Image / Iframe. É capaz de bloquear imagens, frames, arquivos em flash e scripts.
2. Fetch Text URL
Permite abrir uma url que não está linkada. Por exemplo, se você tentar clicar no endereço www.baixargratis.com, nada vai acontecer. Com a Fetch Text URL, você pode selecionar o endereço e abrir o site em uma nova tab ou em outra janela.
3. IETab
Embora o uso do Firefox tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda existem alguns sites que só funcionam no Internet Explorer (graças aos programadores preguiçosos :-)). A extensão IETab deixa você abrir o site em uma nova tab do Firefox, mas usando a engine do Internet Explorer (é como se fosse uma janela do IE dentro do Firefox).
4. Nuke Anything Enhanced
Permite remover qualquer elemento de uma página, seja uma imagem, texto, vídeo ou qualquer outro elemento. Um exemplo de uso é quando você quer ler um texto e tem uma imagem piscante do lado do texto que atrapalha a leitura, ou quando você vai imprimir uma página, mas não quer que uma imagem sem importância saia no papel.
5. Conquery
Adiciona um item chamado “Query to…” no menu de contexto, permitindo que você busque pelo termo selecionado em diversos sites, como Google, YouTube, IMDB, Wikipedia, etc. Basta selecionar uma palavra ou frase, clicar com o botão direito e selecionar o site desejado sob a opção “Query to…”. No site oficial da extensão existe um repositório com centenas de “plugins”, para busca nos sites mais conhecidos.
6. Session Saver
Salva todas as tabs que estiverem abertas quando você fechar o Firefox e as mostra exatamente como você as deixou na próxima vez que abrir o navegador. É um recurso que já existia no browser Opera por padrão, mas que estava fazendo falta no Firefox.
7. Download Status Bar
Mostra o andamento dos downloads em uma barra de status na parte inferior do Firefox, evitando que você tenha de abrir a janela dos downloads toda hora ou deixá-la aberta, ocupando espaço na barra de tarefas.
8. Menu Editor
O menu de contexto do Firefox (que aparece quando você clica com o botão direito do mouse) possui diversas opções que muitas vezes não são utilizadas, como “Enviar link” ou “Abrir link em nova janela” (dispensável quando se tem tabs). A extensão Menu Editor permite que você desabilite algumas dessas opções, deixando somente as que você utiliza com freqüência.
9. CookieSwap
Para quem possui várias contas de email em um mesmo site (Gmail, Yahoo, etc.) ou compartilha o computador com outras pessoas, essa extensão é essencial. Ela permite que você alterne entre diferentes “profiles”, evitando assim que seja necessário se logar e deslogar sempre que for checar o email. Na verdade a extensão funciona com qualquer site que utilize cookies como meio e autenticação, não se limitando aos webmails.
10. DownloadHelper
Permite que você faça o download de vídeos e imagens de diversos sites, sem precisar vasculhar o código fonte das páginas procurando os caminhos dos arquivos. Funciona com vídeos do YouTube, MySpace, e muitos outros sites. Sempre que a DownloadHelper detectar algum elemento que pode ser baixado para o seu computador, o ícone da extensão ficará animado. Clicando nele, você verá os arquivos disponíveis para download, podendo inclusive baixar vários de uma só vez.




Nenhum comentário: