segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Programas para criar ou abrir arquivos ISO (imagens de CD/DVD)


Uma imagem de disco é um arquivo contendo todo o conteúdo de um CD, DVD ou outro meio de armazenamento de dados. O arquivo de imagem guarda uma cópia exata do disco, podendo ser usada como forma de backup ou para criação de réplicas do disco.

Uma imagem ISO (arquivo com extensão .iso) é uma imagem de um disco ótico (mídia de CD / DVD) e é um dos formatos mais populares para distribução de arquivos pela internet, pois torna simples o download e a posterior gravação dos dados em uma mídia física.

Existem diversos programas gratuitos para abrir, criar ou gravar um arquivo .iso. A lista abaixo contém alguns dos programas mais populares para Windows. Clique no nome do programa para acessar o site oficial e fazer o download.

  • Daemon Tools - programa para “montar” imagens, para os casos em que o programa ou jogo gravado na imagem exija que o CD esteja no drive.
  • Folder2Iso - Programa freeware para criação de imagens ISO a partir de uma pasta qualquer. Não requer instalação e roda no Windows Vista.
  • ImgBurn - permite a gravação de imagens em CDs ou DVDs e a criação de imagens a partir de quaisquer arquivos no computador.
  • ISO Recorder - programa grátis para Windows XP, Windows 2003 e Windows Vista que permite a gravação de imagens ISO em CD ou DVD e a criação de imagens a partir de arquivos do computador.
  • MagicISO - cria drives virtuais a partir de imagens em diversos formatos (como ISO, BIN, IMG, entre outras).
  • mdf2iso programinha bem simples para converter uma imagem .MDF (criada pelo Alcohol 120%) para o formato .ISO.
Mas por mim o melhor programa e o Alcohol 120%

Nenhum comentário: